Desde o ano passado, a Microsoft disponibiliza distribuições de Linux como Ubuntu, Fedora e Suse por meio da Microsoft Store, a loja virtual de aplicativos do Windows. Uma das mais recentes adições é a WLinux, uma distro que custa R$ 74,95.

WLinux é a primeira distro paga disponível na Microsoft Store para o Subsistema Windows para Linux (WSL, na sigla em inglês). Ela entrou na loja em setembro, mas só agora foi destaca pela Microsoft em um post no seu blog oficial.

publicidade

Quem desenvolve a WLinux é um grupo chamado Whitewater Foundry, que contou com a ajuda de desenvolvedores do Microsoft Research e do projeto Debian. Essa distro foi criada especificamente para o WSL e tem compatibilidade com a versão 1809 do Windows 10.

O WLinux é open-source e possui um repositório no GitHub também. Com esta distro você pode “aprender a usar o terminal Linux e programação open-source no Windows”, “gerenciar servidores em nuvem remotos com o OpenSSH” e “rodar diversos apps gráficos básicos de Linux, como o Gnome Builder”.

publicidade

Você pode baixar o WLinux aqui. A distro está em promoção no momento, custando R$ 18,95 até o dia 13 de novembro.