A Microsoft pode estar criando mais um concorrente para o Chrome OS. Entradas encontradas no kit de desenvolvimento do Windows 10 revelaram que a empresa pode estar desenvolvendo uma versão Lite do sistema operacional. A proposta seria focar essa nova plataforma no mercado de educação, onde o Google tem ganhado espaço.

De acordo com a publicação do MSPowerUser, o Windows Lite deve ser a próxima tentativa da Microsoft de construir um sistema leve e moderno. A plataforma seria construída sobre o Windows Core OS, que abandona todos as funções de legado em prol de soluções universais. No entanto, ao contrário do Windows 10 S, não seria possível converter o software para a versão completa.

publicidade

Com o abandono dos aplicativos Win32, a expectativa é que o sistema Lite seja capaz de rodar fluidamente em qualquer dispositivo, use este processador Intel ou Qualcomm. Outra possibilidade é que a Microsoft use uma saída similar à do Google: utilizando o navegador Edge como interface principal do sistema. Por fim, há a chance de a plataforma sequer chamar Windows para evitar comparações.

Seja qual for a saída encontrada pela Microsoft, o desafio promete ser grande. A empresa já fez diversas tentativas de lançar versões mais simples do seu sistema operacional com o Windows RT e Windows 10 S, por exemplo. No entanto, a recepção dos consumidores não foi tão boa quanto esperada e a empresa acabou abandonando as plataformas posteriormente.