A Microsoft deve fazer mudanças importantes na próxima atualização do Windows 10. Na versão de testes liberada nesta quarta-feira, 16, a empresa separou a assistente pessoal Cortana do ferramenta de buscas nativa do sistema. A empresa promete ainda melhorar a confiabilidade do menu Iniciar e facilitar a instalação de fontes no PC.

Em uma publicação oficial no blog do Windows, a Microsoft justificou que a separação dos dois recursos deve permitir que estes “inovem independentemente para melhor atender a sua audiência”. A expectativa é que a ferramenta de buscas seja focada em fazer pesquisas de arquivos no PC, na web através do Bing, no Office 365 e em outros produtos da empresa.

publicidade

ReproduçãoJá a Cortana deve ser integrada com o aplicativo de lista Microsoft To-Do e ganhar um perfil de “assistente de produtividade”. A mudança, contudo, não deixa de representar uma drástica redução no papel da assistente dentro do Windows 10. Nos últimos meses, diversos rumores indicavam que a Microsoft poderia eventualmente abandonar a Cortana, mas a empresa não deu nenhuma demonstração oficial neste sentido.

A empresa avisa ainda que o usuário não precisará ficar com dois novos botões na sua barra de tarefas. Se quiser, basta dar um clique com o botão direito para escolher remover o ícone da pesquisa, da Cortana ou de ambos. Além disso, também será possível optar entre a barra de buscas ou apenas um ícone de lupa.

publicidade

A Build 18127 do Windows 10 separou ainda o processo do Menu Iniciar no gerenciador de tarefas, o que deve trazer mais estabilidade para a função. A Microsoft também facilitou a instalação de novas fontes no sistema, bastando arrastar os arquivos delas para o aplicativo de configurações. A próxima atualização do sistema deve ser liberado entre os meses de março e abril.