O Microsoft Edge é o navegador que vem como padrão no Windows 10. Muita gente só abre o browser por um motivo, porém: instalar o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Em breve, a Microsoft vai exibir um aviso para tentar convencer o usuário a ficar com o Edge em vez de baixar um concorrente.

O aviso já aparece na atual versão de testes do Windows 10 (Insider Build 17744), que prepara o sistema para uma grande atualização programada para outubro, segundo o The Verge. Ao tentar abrir o instalador do Chrome ou do Firefox, uma janela aparece na tela dizendo: “você já tem o Microsoft Edge – o mais seguro e mais rápido navegador para Windows 10”.

publicidade

Logo abaixo, o usuário tem duas opções: abrir o Edge ou instalar o navegador rival mesmo assim. Há também um link para as configurações do Windows, de onde é possível impedir que esse tipo de aviso volte a aparecer. No entanto, esta é apenas a mais nova estratégia da Microsoft para tentar alavancar a popularidade do seu navegador.

Pop-ups, notificações e janelas de propaganda do Edge estão por todo canto no Windows 10, mesmo depois que você já instalou outro navegador e o definiu como padrão. Vez ou outra a Microsoft também divulga comparativos para tentar convencer as pessoas de que, apesar do legado do Internet Explorer, o Edge é melhor que a concorrência.

publicidade

Segundo o estudo mais recente do StatCounter, referente ao mês de agosto, o Chrome é o navegador mais usado do mundo, com 59% do total de acessos à internet. O Safari, exclusivo do iOS e do macOS, vem em segundo lugar com 14%. O Microsoft Edge está bem longe do topo, com apenas 1,9% – menos até que o Internet Explorer, que tem 3%.