A próxima atualização do Windows 10, prevista para outubro, terá um recurso interessante para quem vive sofrendo com falta de espaço no computador. O sistema se apoiará na integração à nuvem para liberar o HD em uma situação de emergência, de uma forma que boa parte dos usuários sequer irá notar. 

Hoje, o OneDrive possui um sistema bastante interessante, no qual arquivos sincronizados na nuvem não ocupam espaço no computador. O Windows exibe os arquivos e a estrutura de pastas corretamente, mas apenas quando os dados são necessários eles são baixados para o PC e passam a ocupar espaço na máquina efetivamente. Com alguns controles manuais, é possível determinar que alguns arquivos devem permanecer acessíveis offline, assim como determinar quais devem ter sua cópia local apagada para estar disponível novamente apenas na nuvem. 

Com o próximo update, isso será feito de forma mais automática, como nota o site Ars Technica. Isso porque você não precisará mais remover a cópia local do arquivo para liberar espaço: o sistema entenderá quais arquivos são usados com mais frequência e os manterá acessíveis offline; se houver algum arquivo com cópia local que não é acessado frequentemente, a cópia poderá ser apagada. 

Isso acontecerá, no entanto, apenas em uma situação emergencial. Esse sistema entrará em ação no momento em que o Windows 10 perceber que o computador precisa de mais espaço em disco livre para operar de forma adequada. Caso contrário, o que o usuário salvou como cópia local continuará guardado no seu PC por tempo indeterminado.