Depois de lançar a atualização de abril do Windows 10, a Microsoft já começou a testar o próximo grande update do sistema operacional, previsto para o último trimestre. Entre as novidades está um novo aplicativo que facilita a edição de capturas, os famosos “prints”, da tela, o que é algo que realmente faltava para o sistema.

A empresa percebeu que seus usuários instalavam com frequências programas como o ShareX ou o Lightshot para tentar lidar com essa carência do Windows. Por isso, a companhia incluiu um aplicativo chamado Screen Sketch no sistema, que até então era incorporado ao recurso Windows Ink, voltado apenas para quem utiliza o sistema com uma caneta stylus.

Com a nova ferramenta, basta usar o atalho Win+Shift+S para abrir uma ferramenta de seleção. Basta cercar a área que você deseja capturar com o mouse e confirmar, e só aquele setor da tela será salvo na sua área de transferência.

Além do novo atalho, a Microsoft está oferecendo três outras formas de acessar a ferramenta de seleção de captura. A primeira delas é para quem tiver um notebook ou tablet Surface, que poderá dar um clique no botão da Surface Pen para ativar o recurso. O segundo não vem ativado como padrão, mas é possível configurar um novo atalho que envolva diretamente o botão PrintScreen no teclado. Por fim, a última opção será um botão que aparece na Central de Ações do Windows 10.

publicidade

A Microsoft deve dar mais detalhes sobre o que esperar da próxima grande atualização do Windows 10 durante a Build 2018, evento voltado para desenvolvedores que acontece em Seattle na próxima semana.