O Windows 10 deve começar a alertar usuários sobre aplicativos que estão utilizando o seu microfone. A próxima atualização do sistema operacional mostrará um ícone próximo ao relógio sempre que um programa estiver captando um áudio. A expectativa é que o update seja liberado entre março e abril do próximo ano.

Além de dedurar quando o microfone está sendo usado, o ícone também permitirá que o usuário identifique o programa responsável pela captação. Para isso, basta posicionar o cursor do mouse em cima do ícone. Por enquanto, apenas um app é exibido, mas a empresa afirma trabalhar para que o sistema exiba a lista completa em breve.

publicidade

ReproduçãoDe forma geral, a medida promete agradar aos usuários mais preocupadas com privacidade no Windows 10. Afinal, o controle agora será feito a nível do sistema e a tendência é que programas não consigam fazer captações sem avisar ao usuário. Caso suspeite de algo, basta dar um duplo clique sobre o microfone para abrir as configurações de privacidade, onde é possível desabilitar o acesso do programa ao componente.

Outras novidades

publicidade

A Build 18290 do Windows 10 também trouxe algumas mudanças menores, como o uso do Fluent Design nos menus do Iniciar. Além disso, o usuário poderá optar por sincronizar o relógio do sistema com os servidores de forma manual ao invés de automaticamente, o que deve poupar brasileiros de novos problemas com o horário de verão, por exemplo.

Já o Windows Update agora mostrará um ícone ao lado do relógio sempre que uma nova atualização demandar o reinício do computador. Assim, a expectativa é que o usuário se programe melhor para aplicar o pacote antes que o sistema operacional o faça por conta própria. Por fim, o aplicativo de e-mail e calendário ganhou integração com o app de listas Microsoft To-Do.

publicidade

Por enquanto, essas novidades estão disponíveis apenas para participantes do modo rápido do Windows Insider. O programa permite que pessoas testem a novidade antes da sua liberação para o público em geral, mas pode apresentar uma boa quantidade de falhas. A expectativa é que a atualização 19H1 do Windows 10 esteja disponível para todos até março ou abril do próximo ano.