As definições das redes Wi-Fi são bem confusas: com o uso de caracteres como b, a, ac, g e n para definir diferenças entre padrões de redes sem fio, é bem mais provável que uma pessoa sem conhecimento no assunto fique sem entender nada do que compreenda qual é a melhor rede para se conectar.

A Wi-Fi Alliance quer melhorar isso e anunciou uma mudança na nomenclatura das redes. A partir de agora, o Wi-Fi vai acompanhar um número que define qual é a versão: o que era até agora conhecido como Wi-Fi 802.11ac vai se passar a chamar apenas Wi-Fi 5.

De acordo com as novas definições da Wi-Fi Alliance, que representa grande parte das empresas que trabalham com redes sem fio, as novas nomenclaturas oficiais do Wi-Fi são as seguintes:

  • Wi-Fi 802.11b agora é Wi-Fi 1
  • Wi-Fi 802.11a agora é Wi-Fi 2
  • Wi-Fi 802.11g agora é Wi-Fi 3
  • Wi-Fi 802.11n agora é Wi-Fi 4
  • Wi-Fi 802.11ac agora é Wi-Fi 5

Além do nome oficial, a Wi-Fi Alliance também prevê que os ícones Wi-Fi também acompanhem a versão da rede. A ideia é facilitar a vida de usuários: se você encontrar uma rede Wi-Fi 4 a um Wi-Fi 5 no mesmo lugar, sabe que a 5 deve ser mais rápida por ser mais recente.

publicidade

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!

Saber se um dispositivo é compatível com uma rede também vai ficar mais fácil com os novos nomes: como o Wi-Fi aposta em retrocompabilidade, usuários agora vão saber que um dispositivo com suporte às redes Wi-Fi 4 consegue se conectar a um Wi-Fi 5, mesmo que não aproveite todas as características dessa versão mais recente das redes sem fio.

O novo nome deve facilitar a popularização da próxima versão do Wi-Fi – que ia se chamar 802.11ax, mas agora vai ser simplesmente “Wi-Fi 6”. A partir do ano que vem, dispositivos vão começar a chegar às lojas compatíveis com as novas definições de redes sem fio, com a promessa de mais velocidade e suporte a múltiplos aparelhos.