Fique esperto: caso você tenha um celular antigo, é possível que ele perca a compatibilidade com o WhatsApp entre o ano que vem e 2020. O mensageiro publicou uma “lista negra” de dispositivos e sistemas que perderão suporte no ano que vem, assim como alguns que também devem parar de funcionar em 2020 – e a lista inclui alguns celulares Android e também um modelo bastante popular do iPhone

É comum de tempos em tempos o WhatsApp e outros aplicativos abandonarem o suporte a alguns sistemas antigos – conforme essas plataformas deixam de ser usadas, compensa cada vez menos manter desenvolvimento para elas, sendo mais vantajoso destinar a equipe de desenvolvimento para outro sistema operacional ou software.

publicidade

Para 2019, o fim do suporte do WhatsApp só vai afetar usuários de um sistema da Nokia: o aplicativo vai parar de funcionar em aparelhos com a plataforma S40 já no dia 31 de dezembro de 2018 – ou seja, quem tem um celular como o Nokia 206, 208, 301 ou algum da linha Asha, não vai mais poder usar o mensageiro a partir das primeiras horas do ano que vem.

iPhones e Android antigos continuam funcionando

publicidade

O WhatsApp também vai deixar de dar suporte a algumas versões antigas de sistemas operacionais, mas só a partir de 2020: o iOS 7 e o Android 2.3.7 não serão mais compatíveis com o WhatsApp.

Em relação a aparelhos com o iOS 7 – como é o caso do extremamente popular, embora antigo, iPhone 4, por exemplo -, já não é possível criar uma conta em um aparelho com essa versão do sistema, mas até 1º fevereiro de 2020 ainda vai dar para continuar trocando mensagens com outros usuários.

publicidade

Já no caso do Android, o sistema que será abandonado pelo WhatsApp é o Gingerbread lançado em 2010, e que já não é muito usado atualmente – de acordo com dados do Google, ele estava em menos de 0,2% dos aparelhos Android do mundo em outubro. O WhatsApp vai funcionar sem nenhum problema no sistema até 1º de janeiro de 2020 – depois disso, nada mais de suporte.

Caso você tenha um aparelho rodando o iOS 7 ou o Android 2.3.7, 2019 será o último ano para continuar usando WhatsApp nele – é bom já começar a contar as moedas para trocar de aparelho ao longo do ano que vem.

publicidade

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!