Em conformidade com uma nova lei aprovada pela União Europeia que obriga empresas de tecnologia a revelar mais detalhes sobre a privacidade dos usuários, o WhatsApp começou a testar um recurso que permite baixar tudo o que o app sabe sobre você.

A novidade ainda está na versão Beta do aplicativo e foi revelada pelo blog WABetaInfo, especializado em updates secretos do WhatsApp. Ainda não se sabe quando os usuários da versão estável do app receberão o novo recurso.

publicidade

O Tecnoblog teve acesso ao sistema e mostrou que ele também funciona no Brasil. Para acessá-lo, basta ir até as configurações do WhatsApp, depois tocar em “Conta”, “Solicitar dados da conta” e, por fim, em “Solicitar relatório”.

Ainda em versão beta, o relatório só é liberado em até três dias úteis, mas pode aparecer em questão de horas. Quando ficar pronto e o download terminar, é só exportá-lo em formato Zip para o próprio dispositivo ou para outro aplicativo.

publicidade

O relatório consiste em dois arquivos: um HTML, que pode ser aberto pelo navegador, e um json (Notação de Objetos JavaScript). Os dois contém basicamente os mesmos dados: números de telefone de seus contatos, grupos dos quais você participa, sua foto de perfil e lista de contatos bloqueados.

O relatório também inclui informações gerais de privacidade, como quem pode ver quando você esteve online pela última vez ou ver sua foto de perfil; e também informações sobre seu celular, como marca, modelo e versão do sistema operacional.

publicidade

As suas mensagens não fazem parte do relatório porque elas são criptografadas e não são coletadas pelos servidores do WhatsApp, nem são usadas para fornecer publicidade. Para baixar todas elas, não precisar ter o WhatsApp beta: vá até “Configurações”, “Conversas”, “Histórico de conversas” e “Enviar conversas por e-mail”.