O WhatsApp já está preparando a função de adesivos há algum tempo, mas novidades foram reveladas nesta terça-feira, 19. A atualização 2.18.189 do aplicativo beta para Android trouxe a função de Stickers Reactions (“Reações de adesivos”, em tradução livre”). O recurso promete fazer com que os usuários encontrem figurinhas dentro do app mais rapidamente.

De acordo com a publicação do WABetaInfo, as reações de adesivos do WhatsApp ainda permanecem escondidas no aplicativo. Ou seja, o recurso está nos códigos do programa, mas ainda não pode ser usado pelos usuários. Entretanto, já é possível saber como ele deve funcionar, a princípio.

Ao abrir os adesivos do WhatsApp, o usuário verá um ícone de coração na parte superior do seletor. Ao tocar sobre ele, serão mostradas quatro categorias: LOL (Risada), SAD (Triste), Love (Amor) e WOW (Surpresa). Cada um desses botões vai mostrar as figurinhas correspondentes à reação nos pacotes baixados. Ou seja, trata-se de uma espécie de filtro de buscas.

ReproduçãoPor exemplo, ao receber uma notícia triste no aplicativo de mensagens, o usuário poderá abrir o seletor de adesivos, selecionar o botão de reações e filtrar pelos rostinhos tristes. Nessa tela, todas os stickers de tristeza seriam mostrados ao mesmo tempo, sem que fosse necessário olhar pacote a pacote como no Facebook Messenger. Caso um conjunto não tenha suporte à função, as figurinhas aparecerão em uma categoria separada.

publicidade

Ainda de acordo com o WABetaInfo, ainda não há uma data para que a função seja lançada no WhatsApp. Entretanto, o perfil acredita que o recurso está oculto apenas por questão de desenvolvimento e deve ser liberado já nas próximas versões do aplicativo. A expectativa é que a novidade chegue antes nas versões beta para Android ou Windows Phone.