O WhatsApp pode estar preparando mais uma ação para combater a proliferação de notícias falsas no aplicativo. Análises no código do programa revelaram duas mensagens de erros relacionadas à criação excessiva de grupos e à adição de muitos contatos em um curto espaço de tempo. Ainda não há previsão para que o recurso seja ativado.

De acordo com a publicação do MySmartPrice, as novas restrições do WhatsApp teriam sido encontradas em duas entradas do APK do serviço. Na primeira, trata-se de uma possível punição a usuários que criaram muitas conversas coletivas em um curto espaço de tempo. “Não é possível criar grupo porque você já criou muitos grupos rapidamente. Tente novamente mais tarde”, diz a mensagem.

publicidade

Já o segundo erro tentaria evitar a adição em massa de pessoas em conversas coletivas. “Você já adicionou contatos demais a grupos rapidamente. Tente novamente mais tarde”, diz a entrada. Ou seja, o usuário ficaria temporariamente impedido de convidar participantes para seus chats.

ReproduçãoEm nenhum dos casos foi encontrado referências a qual seria os limites impostos pelo WhatsApp para a criação de grupos e adição de pessoas neles. Entretanto, é provável que a empresa esteja estudando formas de atacar diretamente um dos principais métodos utilizados para a disseminação de conteúdo falso e SPAM na plataforma.

publicidade

Nos últimos meses, o WhatsApp tem sofrido bastante pressão ao redor do mundo por conta da falta de controle em relação às fake News. No Brasil, os questionamento aumentaram após denúncias de utilização do aplicativo por candidatos durante a campanha eleitoral. Já na Índia, conteúdo falso disseminado pelo programa causou a morte 27 pessoas em dois meses.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

publicidade