O combate às notícias falsas viralizadas pela Internet se tornou uma das principais pautas dos últimos tempos, e diversas plataformas já estão adotando medidas para tentar checar a veracidade do fato e impedir o compartilhamento de notícias falsas. Pensando nisso, o WhatsApp, um dos principais meios da propagação deste tipo de conteúdo, está com uma nova ferramenta que mostra quantas vezes uma mensagem foi compartilhada.

Na última atualização do WhatsApp beta (versão 2.19.80), a função aponta quantas vezes o conteúdo já foi compartilhado e a frequência com que a mensagem foi encaminhada, mas essa ainda está em fase de testes. Lembrando que na semana passada, tivemos a divulgação de uma possível integração do mensageiro com o sistema de busca de imagens no Google, que servirá para verificar a legitimidade das fotos recebidas. 

publicidade

Reprodução

Agora, ao pressionar e segurar em cima da mensagem que enviou, o usuário poderá ter acesso ao número de vezes que esta foi encaminhada por outros contatos. Por exemplo, se você enviar um link para um grupo e seus participantes o encaminharem para outros grupos, você poderá verificar quantas vezes eles o fizeram exatamente.

publicidade

Além disso, quando uma mensagem é reenviada cinco vezes ou mais, o aviso “Encaminhado” que será exibido acima muda para “Encaminhado com frequência”. Desta forma, os participantes de uma conversa serão capazes de saber que a mensagem viralizou e que pode se tratar de uma fraude ou uma notícia falsa.

Reprodução

publicidade

Essas medidas parecem ser uma boa solução na batalha contra as chamadas Fake News, entretanto, não impedem que, em vez de encaminhar, a pessoa copie e cole a mesma mensagem e a envie manualmente.

No momento, nenhuma das duas opções está ativada, ou seja, nem a contagem do número de encaminhamentos, nem a integração do serviço do Google Imagens.

publicidade

Via: Xataka