O WhatsApp está trabalhando em duas novidades que devem facilitar iniciar conversas com desconhecidos ou novos contatos. Segundo vazamentos, o aplicativo ganhará uma nova tela na qual será possível digitar o número de telefone diretamente, sem ter que passar pela agenda do telefone. Além disso, será possível compartilhar suas informações de contato via QR Code, como acontece em outros apps como Messenger e Instagram.

De acordo com a publicação do WABetaInfo, ambos os recursos estão em testes internos no WhatsApp e ainda não foram liberados no Android e iOS. Pedido antigo de usuários, a tela de “adicionar novo contato” deve finalmente tornar possível iniciar uma conversa com um desconhecido dentro do próprio aplicativo. Atualmente, é preciso salvar o número na agenda do telefone ou usar aplicativos de terceiros como neste tutorial.

A novidade funciona da seguinte forma: ao entrar na janela de novo contato, o WhatsApp escolherá automaticamente o código de país e o usuário precisará digitar apenas o número de telefone com DDD. Feito isso, o aplicativo verificará se o contato desejado possui uma conta ativa no serviço de conversas.

ReproduçãoJá a outra função relacionada seria a possibilidade de compartilhar o seu número de telefone via QR Code. A novidade funcionaria de forma similar ao que acontece no Messenger ou Instagram, nos quais o outro indivíduo precisa apenas ler esse código com a câmera do celular para iniciar uma nova conversa. De acordo com o WABetaInfo, o dono do código poderá revogar a validade dele a qualquer momento, aumentando a sua privacidade.

publicidade

Por fim, ainda não há previsão para que ambas as funções cheguem ao Android e iPhone. No entanto, o início dos testes internos indicam que o recurso deve ser disponibilizado em algumas semanas para as versões de testes do aplicativo. O WhatsApp, por outro lado, não se manifestou sobre o assunto.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!