A Western Digital assumiu o trono de fabricante do HD com mais espaço disponível no planeta. A empresa revelou ao mundo o modelo Ultrastar DC HC620 que tem como característica principal o fato de ser capaz de armazenar 15 terabytes de dados, marca nunca antes vista em um disco rígido.

Até então, os HDs mais espaçosos que já haviam sido registrados armazenavam um máximo de 14 TB; o trono era dividido entre a própria Western Digital e a SanDisk, que anunciou seu modelo de 14 TB recentemente.

publicidade

Como você já deve imaginar, um HD com essa capacidade não deve sair barato. O problema é que a Western Digital não revelou exatamente o quão caro será o produto, nem mesmo se uma pessoa comum será ou não capaz de adquirir uma unidade. Isso porque esse tipo de aparelho normalmente é voltado para empresas que procuram aumentar a capacidade de seus datacenters e servidores. Daí é possível esperar um custo alto.

Também é importante notar que estamos falando de HDs convencionais, com partes mecânicas e discos magnéticos para armazenamento de dados. Se falarmos de SSDs, os limites já estão consideravelmente mais altos, e os modelos de 100 TB já são realidade.