A Western Digital (WD), fabricante norte-americana de discos rígidos, anunciou a expansão de sua linha de unidades SSD (disco sólido de armazenamento) para o mercado doméstico. A empresa lançou um modelo que se destaca por sua capacidade de armazenamento de  respeitáveis 4 TB.

Chamado WD Blue, o novo SSD da marca tem a maior capacidade de armazenamento entre os modelos produzidos pela empresa. O disco sólido tem 2,5 polegadas e utiliza um conector SATA III a 6,0 Gbps (Gigabits por segundo), um dos formatos mais usados. É complementado com um controlador Marvell 88SS1074, que permite o funcionamento de quatro canais simultâneos.

Espera-se que o novo SSD ofereça ótimas velocidades de leitura e gravação, já que em sua ficha técnica consta capacidade de velocidade sequencial de 560 MB/s e 530 MB/s, para leitura e escrita, respectivamente.

 

publicidade

Reprodução

Além disso, o novo SSD atinge velocidades de até 95.000 IOPS de leitura e 82.000 IOPS de escrita. A medida IOPS significa operações de entrada e saída por segundo e é comum para a classificação de desempenho de dispositivos de armazenamento. O valor é uma referência importante porque indica quantas operações de leitura e escrita o disco sólido é capaz de realizar.

Outras capacidades do SSD de 4TB ainda não foram reveladas pela Western Digital, como o TBW (Terabytes Written) que ele pode suportar. A medida se refere à quantidade de dados que podem ser gravados e excluídos no disco para que ele funcione de forma eficaz.

A previsão é de que o WD SSD Blue 4TB chegue ao mercado europeu a partir de 13 de maio a um valor estimado em 550 euros (R$ 2.416). A chegada do dispositivo para outros mercados não foi divulgada.

Via: Xataka