A Waymo, empresa que faz parte do conglomerando Alphabet (que também controla o Google), anunciou nesta quinta-feira, 20, uma parceria com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para levar seus carros e caminhões autônomos para a França e o Japão.

O comunicado do acordo não indica nenhum plano concreto para o lançamento de robôs ou serviços de entrega, como a Waymo fez no passado com seus outros parceiros automotivos. Em vez disso, as três empresas simplesmente “explorarão os serviços de mobilidade autônoma para passageiros e entregas”.

A Renault e a Nissan planejam criar empresas focadas em veículos autônomos na França e no Japão, dedicadas a serviços de mobilidade de veículos autônomos. O anúncio segue uma recente onda de alianças e parcerias entre várias empresas de veículos autônomos, fornecedores e montadoras.

Havia rumores de que Waymo está em negociações com a Nissan-Renault desde fevereiro. No ano passado, a Bloomberg informou que um acordo entre a Waymo e a Honda não foi adiante em parte devido à relutância da desenvolvedora de carros autônomos em compartilhar aspectos de sua tecnologia para veículos autônomos. Entretanto isso mudou à medida que a indústria continua se consolidando e que grandes grupos do setor foram avançando.

publicidade

A Ford, que tem a Argo AI como seu principal fornecedor de tecnologia para carros autônomos, está negociando com a Volkswagen sobre o compartilhamento dos custos de construção de frotas de automóveis autônomos. A Cruise, subsidiária da General Motors, está em parceria com a Honda, enquanto o Grupo de Tecnologias Avançadas da Uber está se aproximando da Toyota. A Fiat-Chrysler e a Hyundai, juntamente com a Amazon, são ambas parceiras da startup autônoma Aurora.

 

Via: The Verge