O primeiro carro autônomo comercial pode ser lançado já nos próximos anos, mas ao menos uma empresa já pensa em empregar essa tecnologia no poder público. A montadora Ford registrou a patente de uma viatura de polícia autônoma preparada para rondas, blitzes e autuações em geral.

A patente foi descoberta pelo Motor1 e checada pelo TechCrunch. O documentos descreve um carro de polícia equipado com inteligência artificial capaz de detectar infrações de outros veículos na pista, como excesso de velocidade ou desrespeito à sinalização.

publicidade

Esta viatura autônoma da Ford poderia, então, acionar outros agentes ou perseguir o infrator por conta própria. O carro da polícia poderia ainda se conectar ao sistema de som do perseguido para emitir uma multa ou outra ordem.

Por fim, o documento ainda descreve um método pelo qual a viatura autônoma poderia se aproveitar desta conexão wireless com o veículo em perseguição para obter mais informações sobre o infrator automaticamente, como o nome do proprietário da placa, por exemplo.

publicidade

O registro da patente não garante que a viatura autônoma imaginada pela Ford vai mesmo virar realidade em algum momento, mas indica que a empresa ao menos pensou a respeito.