Facebook, Instagram, Uber e diversos outros aplicativos já ganharam uma edição “Lite” para smartphones com Android. Agora é a vez do Spotify: uma versão mais leve do app de músicas chegou ao Google Play, prometendo funcionar em todos os aparelhos com o sistema do Google, usar menos dados e ocupar apenas 15 MB de espaço, em vez dos 100 MB habituais.

O aplicativo tem uma interface similar à versão completa, trazendo como maior diferencial um “limitador” para regular o consumo de dados. Com ele, o usuário define o máximo de 3G ou 4G que o Spotify poderá consumir, e fica por conta do app avisar quando estiver quase no limite.

publicidade

A alcunha “Lite”, no entanto, não está lá sem motivo: muitas funcionalidades são sacrificadas. Não é possível, por exemplo, baixar músicas para ouvir offline — o que é curioso, já que o foco do app é usar menos dados — e nem mesmo criar playlists.

publicidade

Além disso, os usuários são capazes de reproduzir as listas já prontas e no modo aleatório, sem poder selecionar uma música específica, mesmo sendo assinante do Spotify Premium. Fica claro, portanto, que a versão Lite é mais focada em usuários do serviço gratuito mesmo.

publicidade

O aplicativo ainda não deve estar disponível para todos — sites de fora que reportaram o lançamento, como o Android Police e o MSPowerUser, não conseguiram baixá-lo —, mas parece funcionar em smartphones no Brasil. Porém, o app está em fase de testes e pode apresentar algumas instabilidades. Se quiser testá-lo, o link é esse aqui.