O site Android Police descobriu uma série de mudanças na versão beta 8.2.9 do Gboard (o teclado oficial do Google presente, principalmente nos dispositivos Android) e que apresenta temas coloridos para a barra de navegação e novos emojis. As novidades foram relatadas na última quinta-feira (16/5).

A novidade mais atraente é a possibilidade de colorir a barra de navegação para combinar com a cor escolhida para o aplicativo de teclado. A adaptação funciona também em temas de gradiente, mas não com imagens. Até então, a barra só poderia ser preta ou branca.

publicidade

Reprodução

De acordo apuração do site, a outra importante mudança da versão é disponibilizar aos dispositivos com o Android 10 Q suporte para o conjunto mais novo de emojis, o Emoji 12.0, incluindo um bicho-preguiça e emoticons de gênero neutro. O Gboard também implementa preferências fixas para tom de pele e gênero dos emojis, mas apenas para carinhas individuais e não para uma seleção. A reportagem destacou que algumas das pessoas que testaram a atualização viram as mudanças, enquanto outros não. Possivelmente, as novidades não estão visíveis para todos os usuários porque ainda devem estar em fase de desenvolvimento no servidor do aplicativo.

publicidade

Reprodução

A descrição da atualização informada pelo Google Play cita ainda acesso mais rápido aos trechos copiados para a área de transferência e capacidade de excluir o histórico de pesquisa pressionando por mais tempo a barra de buscas, além de rolagem vertical para emoticons.

publicidade

Importante frisar que ainda não é possível saber se as atualizações estarão presentes em todos os dispositivos ou apenas nos smartphones do Google – Pixel 3 e posteriores –, ou mesmo se a versão veio para ficar ou é mais um teste da empresa que será descartado.

Esta é lista de mudanças completa do Gboard 8.2.9 Beta informada pela Google Play:

publicidade

• Suporte para Emoji 12.0 no Android Q
• Preferências fixas para tom de pele e gênero de emojis
• Área de transferência: acesso rápido aos seus trechos favoritos
• Importar/exportar palavras do dicionário pessoal
• Pressione e segure para excluir o histórico de pesquisa
• Rolagem vertical para expressões (Beta)

Com vários testes de tempo limitado e as alterações de servidor que o Google faz no seu aplicativo de teclado, é difícil determinar quais funcionalidades permanecem e o que só vai durar um pouco antes de desaparecer. 

Via: Android Police