Os bilhetes com QR Code disponíveis em sete estações do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ganharam novo horário de vendas: agora, eles podem ser adquiridos das 8h às 20h (antes, era das 9h às 16h) — não há limitação no horário de uso. O objetivo é melhorar o atendimento aos passageiros, que têm recebido bem a novidade.

Nos primeiros dez dias do projeto-piloto, foram vendidos 31.400 bilhetes com QR Code. A maioria é comprada nas bilheterias (90,2%), mas há que use as máquinas de autoatendimento (6,8%) e o aplicativo VouD (3,1%), que está disponível para Android e iOS.

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Nas bilheterias, o pagamento deve ser feito em dinheiro. Quem optar pelas máquinas de autoatendimento pode pagar com cartão de débito. Já a compra pelo app pode ser feita com cartão de crédito — em breve, um serviço de navegação gratuita no VouD vai estar disponível para quem quiser usar o app sem gastar seu pacote de dados. Os testes vão até 18 de outubro.

Depois de comprar o código, basta passar o bilhete impresso ou a tela do celular nos bloqueios específicos das estações que têm catracas com leitores de QR Code. São elas: Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade), São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha). Cada unidade tem dois bloqueios com o validador.

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Aproximação deve chegar em breve

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Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos, diz que os resultados dos dez primeiros dias de testes foram excelentes. “Além do QR Code, estamos estudando outras alternativas para modernizar o sistema de pagamento de tarifas a fim de proporcionar mais comodidade e segurança aos passageiros e reduzir custos operacionais.”

Uma das próximas novidades deve ser o sistema de pagamento por aproximação (Near Field Communication – NFC), que já está disponível em 12 linhas de ônibus da capital paulista em forma de testes. Durante o lançamento do projeto nos ônibus municipais, João Pedro Paro, presidente da Mastercard para o Brasil e o Cone Sul, adiantou que a tecnologia deve estar disponível, em breve, nos transportes metropolitanos de São Paulo. A empresa opera o mesmo sistema atualmente na carioca SuperVia.

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