A tentativa de desenvolver cartões de crédito inteligentes que permitem alternar entre vários cartões gravados digitalmente não deu muito certo. A empresa Plastc, que estava trabalhando nesse projeto, chegou a arrecadar mais de US$ 9 milhões, mas não conseguiu enviar o produto e declarou falência no início do ano.

No entanto, uma startup chamada Edge parece estar interessada em voltar com essa ideia. Conforme relata o The Verge, a Edge anunciou nesta semana que comprou a Plastc com o objetivo de incorporar a tecnologia em seu próprio cartão de crédito.

A tecnologia permite que o usuário salve mais de um tipo de cartão de crédito em um único plástico. Os interessados podem se inscrever, sendo que o envio dos cartões deve acontecer nos próximos sete meses. O CEO da startup, Peter Garrett, afirma que a Plastc fez alguns avanços entre o tempo dos pedidos e o encerramento da empresa. 

Além dos desafios de hardware, trabalhar com informações financeiras exige que as empresas de cartões inteligentes mantenham fortes práticas de segurança em torno de dados. Elas também precisam manter um aplicativo atualizado e em contato com o cartão inteligente.