Testar um smartphone em 2019 já não é mais como dez, cinco ou dois anos atrás. Hoje, além dos módulos múltiplos de câmeras frontais e traseiras, por exemplo, existe uma diversidade de modos, recursos de estabilização de imagem e, recentemente, uma série de funções baseadas em Inteligência Artificial (AI) e Aprendizagem de Máquina (ML). Como as câmeras construídas nos smartphones estão ficando cada vez mais complexas, é preciso muito mais do que apenas uma galeria de imagens para poder dizer qual smartphone possui um bom conjunto de lentes. E é por isso que todo o tipo de benchmark de câmera é bem-vindo.

Pensando nisso, a companhia francesa DxOMark passou a oferecer agora um ranking dos smartphones com a melhor câmera frontal do mercado. O DxOMark funciona como um benchmark para câmeras, lentes de câmeras e câmeras de dispositivos móveis. Se você acompanha o site, em 2018, publicamos vários resultados em cima da pontuação do DxOMark, entre eles a colocação do Galaxy S9+, Pixel 3, do OnePlus 6T e do iPhone XS Max e do Huawei P20.

publicidade

Assim, levando em consideração que este ranking ainda está em construção, confira a lista dos 10 smartphones com a melhor câmera frontal do mercado testados até o momento:

  • Google Pixel 3 – 92 pontos

  • Samsung Galaxy Note 9 – 92 pontos

  • Xiaomi Mi MIX 3 – 84 pontos

  • Apple iPhone XS Max – 82 pontos

  • Samsung Galaxy S9 Plus – 81 pontos

  • Google Pixel 2 – 77 pontos

  • Huawei Mate 20 Pro – 75 pontos

  • Samsung Galaxy S8 – 73 pontos

  • Huawei P20 Pro – 72 pontos

  • Apple iPhone X – 71 pontos

Como é possível perceber, o Google Pixel 3 e o Galaxy Note 9 estão estão empatados na primeira posição. Porém, levando em consideração os critérios de testes do DxOMark, a câmera do smartphone do Google faz um trabalho melhor nas fotos, já a câmera do celular da Samsung, faz um trabalho melhor em vídeos.

publicidade

Na pontuação geral de fotos, o Pixel 3 recebeu 99 pontos, enquanto o Galaxy Note 9 recebeu 96 pontos. Já na categoria geral de vídeo, o Pixel 3 teve 83 pontos e o Note 9 ficou com 86 pontos.

Como usuária do Pixel 3 e do Galaxy S8, a minha primeira impressão sobre os recursos de vídeo dos aparelhos sempre foi a de que a Samsung consegue fazer um trabalho melhor, e isso se comprovou nos testes do DxOMark. Além disso, é preciso levar em consideração que, enquanto o Pixel 3 possui duas lentes no módulo de câmera frontal, o Note 9 possui apenas uma. Isso faz com que o smartphone do Google largue com certa vantagem na frente nesta lista quando o assunto é fotografia.

publicidade

E aí, o que você achou deste ranking? O meu smartphone aparece na primeira posição, e o seu?

Fonte: DxOMark