Para celebrar o dia do Orgulho Nerd, marcado para 25 de maio, a Amazon divulgou a primeira lista de 2019 das 10 cidades mais geeks do Brasil. O ranking foi determinado pelo total de vendas de diversos produtos geeks por município durante um ano, a partir de abril de 2018, incluindo livros, eBooks, quadrinhos e comic books, brinquedos, jogos e videogames, além de itens de decoração e para a casa associados à cultura nerd. A comparação considerou as cidades com mais de 100 mil habitantes, considerando a base per capita.

São Caetano do Sul (SP) liderou o ranking, tornando-se a cidade mais nerd do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com os dados da Amazon, seguida por Florianópolis (SC). Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) subiram posições em relação à lista divulgada ano passado pela empresa. Barueri (SP) aparece pela primeira vez. Surpreendentemente, a maior cidade do país, com 12,18 milhões de habitantes, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital São Paulo aparece em último lugar.

publicidade

Confira a lista completa com as 10 cidades mais nerds.

1. São Caetano do Sul
2. Florianópolis
3. Niterói
4. Santos
5. Barueri
6. Porto Alegre
7. Brasília
8. Curitiba
9. Balneário Camboriú
10. São Paulo

publicidade

A Amazon também divulgou algumas curiosidades sobre os interesses de consumo dos moradores de cada munícipio. Vila Velha (ES) é a cidade para onde a empresa mais vendeu Cards de Pokémon. Já Bagé (ES) é repleta de fãs da série Game of Thrones, porque foi para lá que a gigante de varejo online mais enviou canecas da produção, seguida por Presidente Prudente (SP).

Os heróis mais poderosos da Terra, os Vingadores do Universo Marvel, fazem parte da vida dos moradores de Itu (SP), porque a cidade tem o maior número de aquisições de itens de decoração dos personagens, no cálculo de unidades vendidas por habitante.

publicidade

Além da lista, a Amazon comemora o Dia do Orgulho Nerd com promoções nos produtos da cultura geek, como livros e jogos, de 20 a 25 de maio. Clique aqui para conferir os itens em oferta.