A partir de agora, não é mais necessário fazer gambiarras para experimentar as novidades do YouTube antes de todo mundo. O aplicativo para Android do serviço agora ganhou um programa beta que, ao menos em teoria, permitirá acesso antecipado a novos recursos para o público entusiasta.

Como qualquer programa de testes beta, o usuário precisa se voluntariar para participar. Isso porque versões beta de aplicativos são, por definição, mais instáveis do que as edições finais, justamente por serem experimentais. A contrapartida, claro, é ter acesso antecipado às novidades.

Não fica claro, no entanto, que tipo de novos recursos estarão disponíveis para o público se cadastrar no programa de testes. Tradicionalmente, os experimentos do YouTube são realizados por meio de ajustes no lado do servidor, o que significa que qualquer usuário pode ser atingido por mudanças a qualquer momento sem depender de atualização do aplicativo. O lançamento de uma versão beta poderia ser um sinal de mudança nesse comportamento.

Se você quiser fazer parte do grupo de usuários que poderá experimentar as novidades do YouTube no celular antes dos outros, você pode se cadastrar no programa de beta do app por meio deste link. Basta pressionar o botão “Participar dos testes” e dentro de algum tempo você receberá uma atualização do app no seu celular. Se quiser deixar o programa de testes, basta acessar novamente o link e pressionar “Sair do programa”.