Nós já sabemos que o Google coleciona uma tonelada de nossos dados, e muitos deles vêm das pesquisas que realizamos no mecanismo de buscas. A empresa até oferece meios de configurar isso, porém, nem sempre é fácil encontrar onde estão esses recursos. A boa notícia é que a “Big G”está facilitando a visualização e a exclusão de sua atividade de pesquisa.

Anteriormente era preciso acessar sua Conta do Google (mesmo que já estivesse logado nela, ir em “Configurações” no Android ou no Chrome do desktop – o mesmo vale se você usa o navegador no iOS) e, em seguida era preciso encontrar seu histórico de pesquisa era um caminho um tanto complexo dentro dos menus.

Agora, depois de pesquisar um termo no Chrome, você poderá gerenciar todo o seu histórico de pesquisas sem sair do navegador, nem interromper o que estava fazendo e nem precisa logar novamente em sua conta do Google. Veja como fazer:

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa!

publicidade

Como apagar o histórico do Google no celular:

  1. Depois de fazer uma pesquisa, toque no menu de hambúrguer (os três traços um em cima do outro) à esquerda do logotipo do Google;

  2. Selecione seus dados na pesquisa;

  3. Role para baixo até “Sua atividade recente”;

  4. Toque em “Todas as atividades de pesquisa”.

Reprodução

 Como apagar o histórico do Google no PC:

  1. Clique em “Configurações”, localizada no canto inferior direito do Chrome;
  2. Em seguida, selecione a opção “Seus dados na pesquisa”;
  3. Role a página e você terá acesso a todas as suas pesquisas e poderá excluir resultados individuais ou dias inteiros de histórico usando os menus de três pontos ao lado de cada termo.

Reprodução

Mas você nem precisa mais obter esse granular. Na primeira página de seus dados na Pesquisa, o Google adicionou botões que permitem excluir sua atividade de pesquisa da última hora ou eliminar todo o seu histórico se quiser começar tudo de novo (ver figura abaixo).

Reprodução

Você também encontrará alternâncias rápidas para Atividade na Web e de apps para que você possa desativar rapidamente o acesso, bem como as configurações de personalização de anúncios. Essas configurações são importantes se você quiser limitar o rastreamento de pesquisas que não são do Google para itens como o acesso à sua localização, por exemplo.

 Reprodução

Essas foram apenas algumas dicas para você entender o mecanismo da nova ferramenta que gerencia histórico e dados. Explore mais opções dessa página para verificar todo o seu histórico e ter mais controle sobre suas pesquisas.

O Google também promete expandir esse recurso para o Maps em 2019, bem como outros produtos da empresa. É verdade que nossos dados são rastreados, mas também é fato também que a própria empresa fornece ferramentas para cuidarmos de nossa privacidade.