Na era da conectividade, os smartphones são aliados importantes para curtir o carnaval: eles ajudam a combinar encontros com os amigos por aplicativos de mensagens, compartilhar momentos nas redes sociais e procurar por trajetos de blocos de rua. É preciso, entretanto, ter cuidados com o aparelho, já que, entre outros problemas que podem atrapalhar a folia, no feriado aumentam as chances de perda, furto e roubo desses dispositivos.

Se for necessário encontrar os amigos, o recurso de compartilhamento de localização em tempo real do WhatsApp é essencial. A função permite que a posição das pessoas seja rastreada por até oito horas. “Assim, durante todo o tempo programado, os amigos conseguirão monitorá-lo em tempo real. O Google Maps tem a mesma opção por até três dias via link ou tempo ilimitado pela conta Google”, lembra William Toshio, gerente de produtos de mobilidade da Positivo Tecnologia.

publicidade

Para utilizar a funcionalidade do Google Maps, basta acessar o menu no canto esquerdo do aplicativo, clicar em “Compartilhar local”, definir por quanto tempo a opção deve ficar ativa e escolher o contato que vai receber a informação. Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.

Fique atento para evitar perdas e furtos

publicidade

Como as festas costumam ser muito lotadas e repletas de distrações, os foliões podem esquecer dos celulares por algum tempo e possibilitar perdas e furtos. Para evitar essas situações, Toshio recomenda evitar deixar o aparelho no bolso de trás da calça ou sobre uma bancada, mesmo que por alguns segundos. “Algumas capas protetoras vêm com cordão de pescoço. Além disso, os localizadores bluetooth são acessórios práticos que emitem um alerta sempre que o usuário se afasta do aparelho.”

Um desses localizadores é o Nut, um gadget que pode ser pendurado no chaveiro ou na bolsa e tem um botão que aciona um alarme no celular. Para usá-lo, basta baixar o aplicativo do acessório, disponível para Android e iOS, e fazer o pareamento.

publicidade

Outro recurso importante em situações como essas é o GPS que, se ligado, rastreia a localização do smartphone. Para ativar essa função em aparelhos Android, vá em “Segurança” e habilite o modo “Encontre meu dispositivo”. Para iOS, o recurso se chama “Find my iPhone” e, para ativá-lo, é preciso inserir a ID Apple no app “Buscar iPhone”. Essa função permite localizar o aparelho por geolocalização, bloqueá-lo, acionar avisos sonoros ou mesmo apagar os dados remotamente.

Nos casos em que a folia acabar em chuva e o celular sair encharcado, Toshio explica que o ideal é desligar o dispositivo imediatamente. “Depois, remova a bateria e deixe-os secando por, pelo menos, um dia. Isso pode evitar que ocorra um curto circuito”. Ele alerta, ainda, que não se deve usar secador de cabelo no celular, porque isso pode danificá-lo ainda mais.

publicidade

Agora, se o problema for água do mar, o risco de prejuízo é maior. “O sal tem grande poder corrosivo e faz que os componentes internos sejam facilmente danificados. Caso queira proteger o smartphone da água, o ideal é usar capas impermeáveis que possibilitam o uso do aparelho.” Além disso, é preciso tomar cuidado com sol e areia no celular, porque o calor intenso pode danificar a bateria e a areia causa danos no interior do dispositivo. “Se isso [contato com a areia] acontecer, evite limpá-lo com uma agulha para não empurrar a sujeira ainda mais para dentro”, recomenda.

Bateria carregada é fundamental durante a diversão

E, claro, para que o celular possa ser realmente útil, ele precisa estar carregado e com acesso à internet. “Mesmo que os sistemas operacionais mais recentes, como os Androids Oreo e Pie, tenham melhor gerenciamento do uso da bateria, a prevenção é o primeiro passo para evitar dores de cabeça”, comenta Toshio. Ele lembra que o melhor a fazer é sair de casa com o dispositivo 100% carregado.

Reduzir o brilho da tela do smartphone e deixar o aparelho em modo avião ajudam a diminuir o consumo de energia. Ter um carregador portátil também pode ser uma boa opção. Sobre a conexão de internet, ele sugere o aplicativo Anatel Serviço Móvel, que informa se há coberturas 2G, 3G e 4G na localização indicada. O app está disponível gratuitamente para Android e iOS.