As previsões de que a adoção do 5G ultrapassaria a adoção antecipada de redes 4G parecem estar se tornando realidade, pelo menos na Coreia do Sul. O governo anunciou um novo marco: 1 milhão de assinantes 5G em apenas 69 dias — adesão significativamente mais rápida do que os 80 dias que levou o 4G para conquistar seu primeiro 1 milhão de assinantes no país, em 2011.

Confirmado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul, segundo o veículo sul-coreano Yonhap, o número de assinantes 5G excedeu 1 milhão em 10 de junho. Está sendo vista uma média de 17.000 novos clientes 5G por dia. Os números crescem mesmo com disponibilidade limitada do serviço 5G, com muitas áreas enfrentando uma cobertura irregular ou sem o serviço.

A publicação sugere que o número total de assinantes no país deverá atingir entre 4 milhões e 5 milhões até o final do ano, especialmente se o Galaxy Fold e o Galaxy Note 10, da Samsung, tiverem capacidade de 5G no país. Cada novo lançamento de hardware cria um pico de interesse local, e o marketing de novos serviços 5G, como VR, AR, esportes ao vivo e conteúdo de jogos, também está contribuindo.

Operadoras fora da Coreia do Sul, como Verizon, AT&T e Sprint, dos Estados Unidos, ainda não divulgaram números de assinantes para suas redes 5G. A Verizon e a AT&T lançaram suas redes 5G iniciais no ano passado, enquanto a Sprint, lançou a sua no final de maio. Ainda não é claro qual é o alcance do 5G no mundo.