Casos de celulares que explodem não são muito incomuns, mas uma situação inusitada aconteceu nos Estados Unidos: um rapaz reclamou que seu iPhone X entrou em combustão enquanto o sistema operacional era atualizado para a recém-lançada versão 12.1 do sistema.

O fato foi relatado por Rahel Mohamad, que fez a reclamação por meio do Twitter. Ele revelou ao site Gadgets360 que o aparelho ficou quente e explodiu do nada enquanto a atualização acontecia.

O que torna o caso mais curioso é que essas situações normalmente são fruto de problemas no carregamento da bateria, em geral causados por carregadores não-originais de fábrica. Mohamad, no entanto, diz que seu iPhone X não estava sendo recarregado no momento em que ele começou a soltar fumaça; ele também afirma que usava apenas o carregador fornecido pela própria Apple na caixa do iPhone X.

publicidade

A Apple contatou Mohamad após o incidente confirmando o que todos já devem imaginar, afirmando que “isso não é um comportamento esperado” para o dispositivo, o que não diz muita coisa, já que ninguém espera que seu celular pegue fogo do nada. A empresa também solicitou que o usuário enviasse o aparelho por correio para o suporte técnico para que pudesse haver uma investigação sobre os motivos que levaram o iPhone a entrar em combustão.

Em casos como esse, é praticamente certeza que o problema está na bateria, que é o componente inflamável dos smartphones. É incomum que o aparelho não estivesse carregando no momento da combustão, mas é possível que tenha havido algum curto devido a um dano na bateria naquele exato momento. Só a investigação mais aprofundada revelará a causa.

Também parece ser apenas uma coincidência que o fato tenha acontecido enquanto o iOS atualizava. Não é incomum que o celular fique um pouco mais quente durante uma atualização do sistema operacional, e, se a bateria já tinha algum problema, esse aquecimento pode ter desencadeado a combustão.