Quem for tirar a CNH a partir de agora não precisará mais fazer aulas no simulador a partir desta segunda-feira (16). A decisão de eliminar a obrigatoriedade do uso do equipamento, que agora é facultativo, havia sido divulgada em junho pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) com previsão de entrar em vigor após três meses.

O fim da exigência das aulas com o simulador também fazem com que o número de horas-aula obrigatórias também caia. Com isso, agora só são obrigatórias 20 horas de curso, que é o mesmo tempo exigido antes da adoção do equipamento. Até então, eram necessárias 25 horas, sendo cinco delas dedicadas ao simulador.

publicidade

A expectativa do governo com a medida é tornar o simplificar o processo de tirar a CNH e, potencialmente, torna-lo mais barato. Sem a exigência do simulador, a expectativa é que os custos podem cair em até 15%, segundo estimativa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em junho.

Na ocasião do anúncio do fim da obrigatoriedade do simulador, o ministro havia alegado que o equipamento não tinha eficácia comprovada e que em outros países ao redor do mundo não existe tal obrigatoriedade, “mesmo em países com excelentes níveis de segurança no trânsito”.