Smart Reply é o nome de um recurso que usa inteligência artificial para compreender uma mensagem e sugerir uma resposta pronta. Hoje, ele vem integrado ao Gmail no celular e no PC. E como uma reportagem do Wall Street Journal publicada nesta quarta-feira, 19, revelou, o sistema já afeta muita gente que nem percebe.

Basicamente, o Smart Reply gera respostas automáticas para que você não tenha que perder tempo digitando. Ao receber um e-mail de trabalho na caixa de entrada com algum documento em anexo, por exemplo, o próprio Gmail recomenda enviar a resposta “Recebido!” com um só toque, por meio de um botão abaixo da mensagem.

Segundo o Google, 10% de todas as respostas de e-mails enviadas pelo Gmail hoje são geradas pelo Smart Reply. A partir de outubro, o recurso será padrão em todas as contas dos usuários no correio eletrônico do Google, usado por 1,4 bilhão de pessoas. Mas, ainda assim, o sistema tem muito a melhorar.

A reportagem do WSJ cita alguns casos constrangedores. Rory Hurlburt, o diretor criativo de uma agência de comunicação dos Estados Unidos chamada West Springfield, Mass., por exemplo, diz que, após receber um e-mail dizendo que um cliente estava trocando a sua empresa por uma rival, o Smart Reply sugeriu como resposta “Isto é ótimo!” e “Excelente notícia!”.

publicidade

Reprodução

Por outro lado, o Google diz que o sistema melhorou muito desde que começou a ser testado no início do ano. As primeiras versões do Smart Reply tinham uma tendência exagerada a recomendar a resposta “Eu te amo” para basicamente qualquer coisa. A equipe da empresa teve que corrigir o algoritmo por isso.

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail

O próximo passo do Google no projeto de responder seus e-mails por você é o Smart Compose. Assim como o Smart Reply, o novo recurso sugere respostas prontas com base em inteligência artificial. A diferença é que o Compose gera as sugestões conforme o usuário digita, e se oferece para terminar a frase por ele.

Até agora, o Google diz que o feedback de usuários tem sido positivo, mas que, a partir das próximas semanas, as pessoas poderão desativar o recurso no Gmail para PC se quiserem.