A Udacity, popular plataforma de cursos online, acaba de lançar o curso online Nanodegree Cybersecurity. A iniciativa veio com a crescente necessidade de melhorar os procedimentos de cibersegurança nas empresas do mundo todo e evitar prejuízos bilionários. Para se ter uma ideia, mais de 978 milhões de pessoas em vinte países sofreram com crimes cibernéticos em 2017, segundo relatório da Norton, empresa especialista em segurança.

O conteúdo do curso foi feito em parceria com a Amazon e a Chronicle, empresa subsidiária da Alphabet, que é dona do Google. A grade curricular inclui ensinar competências de cibersegurança em serviços de computação em nuvem, como AWS, da Amazon, Microsoft Azure, Heroku e Google Cloud. Todos os conteúdos são ministrados pelos principais especialistas em segurança de empresas como Microsoft, Visa, VMware e Facebook, entre outros.

O exercício final do curso promove uma interação. Os alunos serão divididos em dois grupos com o objetivo de atacar e defender um ambiente de produção em nuvem. Um time é responsável pela segurança e o outro se encarrega de encontrar possíveis falhas tentando invadir o sistema. 

O curso é direcionado a desenvolvedores que visam se tornar engenheiros de segurança ou profissionais que desenvolvem aplicações ou trabalham com big data e desejam conhecer as melhores práticas para diminuir riscos no seu dia a dia.

publicidade

O Nanodegree Cybersecurity tem duração de seis meses, divididos em dois períodos de três meses, e as aulas iniciam no dia 21 de novembro. Para se inscrever, é recomendado que o aluno possua conhecimentos prévios em Python, Linux e noções básicas de redes de computadores, além de inglês fluente, pois o curso é inteiramente formatado nesta língua.

O investimento em cada período do curso é de R$ 2.999 ou 12 vezes de R$ 278,00, mas, para aqueles que se registrarem até 29 de outubro, haverá um desconto de 10% no valor total. Após essa data, o candidato ainda poderá se inscrever até dia 20 de novembro, mas sem desconto. As inscrições estão disponíveis no site da Udacity.