A Uber retomou os testes com carros autônomos nesta quinta-feira, 20. A empresa passou algum tempo longe dos experimentos com seus veículos após uma grande polêmica devido ao atropelamento e morte de uma pedestre na cidade de Tempe, no Arizona. Agora os testes foram retomados na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia.

Os testes foram retomados apenas dois dias após a Uber receber autorização por escrito das autoridades de trânsito de Pittsburgh para a retomada dos testes. No entanto, o projeto foi profundamente reduzido para se adequar às novas regras impostas à companhia.

Com as novas restrições, os veículos experimentais poderão circular apenas dentro de um trajeto pré-definido de apenas 1,6 quilômetro. Além disso, inicialmente apenas dois veículos estarão circulando dentro desse circuito, mas a previsão é que mais carros sejam incluídos nos testes com o tempo.

A empresa também teve que mudar outras coisas em relação aos experimentos que eram realizados no Arizona. Agora, a Uber terá duas pessoas em cada carro durante os testes, o que é uma resposta ao acidente fatal: a empresa tinha apenas um motorista de emergência dentro de cada carro, que também tinha a missão de ajudar na coleta de dados, o que fazia com que ele não prestasse 100% de atenção no trânsito. Assim, em caso de emergência ficava mais difícil retomar o controle do carro, como foi visto no acidente fatal no Arizona.

publicidade

A ideia da Uber para Pittsburgh era estabelecer um serviço de transporte autônomo, que permitisse coletar passageiros sem depender de motorista. Com as novas restrições, a empresa não poderá coletar passageiros durante esta etapa experimental.