A Uber está levando seus carros autônomos para Dallas, Texas, mesmo que, no ínicio, eles sejam utilizados apenas no modo manual. Em publicação na terça-feira (17), a empresa disse que a partir de novembro as SUVs produzidas em parceria com a Volvo andarão pela cidade norte-americana para coletar dados e construir mapas de alta-definição necessários para o sistema autônomo.

As viagens também permitirão que a equipe de carros autônomos da Uber capture cenários cotidianos das ruas e os adicione nas simulações de teste dos veículos, para que as SUVs aprendam de forma realística como funciona o trânsito.

publicidade

“Dallas também nos oferece a oportunidade de explorar um tipo diferente de rede de estradas para nossa tecnologia de direção autônoma”, disse a empresa em seu post. “A infraestrutura moderna da cidade, padrões de tráfego exclusivos, características das estradas e clima oferecerão novas informações que podem melhorar nossos esforços contínuos de engenharia”.

Em 2018, a Uber teve as operações de seus carros autônomos suspensa depois que um veículo atropelou pedestre durante testes. Elaine Herzberg, 49 anos, foi atingida enquanto atravessava a rua e morreu. O veículo tinha um motorista de segurança atrás do volante, mas a tecnologia e o motorista não conseguiram identifica Herzberg durante a noite.

publicidade

A inserção das SUVs em Dallas, portanto, marca a mais recente tentativa de recomeço da Uber. Os carros autônomos até voltaram a sua etapa de testes oito meses depois do acidente, na cidade de Pittsburgh. Porém, eles não podiam andar pelas ruas no período da noite, nem em uma velocidade acima de 40 km/h.

A tragédia no Arizona foi um grande revés para os esforços da empresa em desenvolver sua tecnologia autônoma e, desde então, vem avançando em um ritmo lento em comparação com Waymo, que vem testando viagens autônomas com passageiros pagantes no Arizona desde o final de 2018.

publicidade

Via: Digital Trends