Após carros particulares, compartilhados, helicópteros e bicicletas, a Uber estreou nesta terça-feira, 4, mais uma modalidade. Trata-se do Uber Bus, um serviço de ônibus com assento reservado através do aplicativo para celular.

A novidade começou a funcionar nesta terça-feira em Cairo, capital do Egito. O serviço já estava em fase de testes por lá desde outubro, mas agora está acessível a todos os usuários de Uber na cidade pelo mesmo aplicativo de solicitação de carros.

publicidade

Usando o smartphone, o usuário define um ponto de partida e de chegada, e se estiver disponível naquele trajeto, a opção Uber Bus aparecerá juntamente às outras categorias. O passageiro pode então reservar um assento e ir até o ponto de parada do ônibus.

Os veículos são, na verdade, microônibus com ar condicionado mantidos pelo próprio Uber e dirigidos por motoristas parceiros da empresa. Como o transporte é compartilhado entre vários passageiros, esta também é a modalidade mais barata entre todas as outras do serviço.

publicidade

A nova categoria faz parte da estratégia da Uber de transformar o seu aplicativo numa central de transportes pelo celular, reunindo não apenas carros particulares, mas todo meio de transporte para os mais diversos usuários no mundo todo.

Depois dos táxis, a disputa agora é com os ônibus

publicidade

A Uber estreou recentemente no Brasil um serviço parecido – viagens compartilhadas, mais baratas, por rotas pré-definidas e com pontos de parada, mas com carros em vez de ônibus. Trata-se do Uber Juntos, uma versão reformulada do antigo Uber Pool.

O serviço despertou a ira de algumas empresas de ônibus no Brasil. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) pediu que o Uber Juntos fosse proibido na capital paulista por “transporte ilegal de passageiros”.

publicidade

Além disso, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) declarou que o Uber Juntos deveria ser banido de todo o país por se tratar de “concorrência desleal” com os serviços de transporte público coletivo. A Uber nega que o serviço seja comparável.

A empresa “acredita que o Uber Juntos complementa o transporte público, ampliando o acesso dos usuários à rede pública principalmente na região central — exatamente onde existe maior necessidade de diminuir o fluxo de carros”, disse, em nota divulgada à imprensa.

Não foi confirmado ainda se o Uber Bus também será lançado no Brasil em algum momento. Mas após anos de disputas (muitas vezes violentas) com coletivos e associações de taxistas, a Uber pode ter em mãos uma nova briga se insistir na modalidade, agora com os ônibus.