Motoristas de Uber que dirigem carros elétricos ou híbridos ganharão um “aumento” nos EUA. Como parte de um projeto piloto, a empresa passará a dar um bônus em dinheiro por corrida para quem deixar de lado os veículos movidos a gasolina e usar uma opção mais limpa. A medida será parte de uma ação maior, a EV Champions Initiative, que será lançada, por ora, em apenas sete cidades norte-americanas.

De acordo com reportagem do Los Angeles Times, a remuneração vai variar de local para local, e nem todos eles terão o bônus para motoristas. Em San Diego, San Francisco e Pittsburgh, por exemplo, o valor será de 1 dólar por corrida, enquanto em Los Angeles não haverá incentivo.

Motoristas de carros elétricos nas sete cidades, no entanto, poderão contar com uma versão diferente do aplicativo da Uber, que avisará quando as corridas forem durar meia hora ou mais. Segundo a empresa, a ideia é acabar com a “ansiedade” que afeta os donos desses veículos, que enfrentam o medo de que a bateria acabe antes de chegar a um posto de recarga.

Como parte da EV Champions Initiative, a Uber também firmou parcerias com organizações dedicadas a estimular a adoção de veículos elétricos, para assim participar mais ativamente das discussões em torno do assunto. Em termos mais práticos, a empresa ainda vai dar aos motoristas parceiros que dirigem carros do tipo acesso fácil a informações úteis, como benefícios e programas de incentivo promovidos pelos governos de cada cidade.

publicidade

Segundo a Uber, mais de 4 milhões de corridas com carros elétricos foram feitas nos EUA e no Canadá no ano passado. A ideia com a iniciativa é aumentar esse número para 5 milhões até o ano que vem. É uma meta modesta perto do 1 bilhão de corridas com veículos elétricos e autônomos por ano que sua maior rival, a Lyft, pretende fazer até 2025 – mas também é um bem mais realista.

Entramos em contato com a Uber para saber se há planos de expandir o programa para mais países e também se há dados de carros elétricos no Brasil, mas não tivemos retorno até a publicação da matéria.