O seu contador de seguidores do Twitter deve cair nos próximos dias: a rede social vai fazer uma mudança que vai fazer com que alguns seguidores não sejam mais contados.

O anúncio foi feito no blog do Twitter. A partir de quinta-feira, 12, a rede social não vai mais contar usuários “desabilitados” como seguidores. Essas contas são bloqueadas quando o Twitter nota “mudanças repentinas de comportamento”, como o envio de várias mensagens e respostas para contas que não são seguidas pelo usuário em questão.

publicidade

Quando isso acontece, o Twitter faz com que o dono da conta passe por um processo de avaliação para poder voltar a usar o serviço. Enquanto isso, a conta é considerada bloqueada e não vai mais ser considerada na contagem de seguidores. A ideia é evitar abusos na rede social: como o Twitter não consegue dizer com certeza que de fato a pessoa dona da conta é a responsável pelas ações, ele desativa o usuário para fazer uma verificação extra.

O Twitter diz que essas contas consideradas bloqueadas não são de robôs ou contas falsas, que são constantemente removidas da rede social. Além disso, é provável que a contagem de seguidores continue caindo nas próximas semanas enquanto o Twitter intensifica as ações para remover contas bloqueadas.