Jack Dorsey, o direitor executivo do Twitter anunciou nesta quinta-feira, 14, que o Twitter está pensando em algum tipo de recurso que permita às pessoas acrescentarem “esclarecimentos” ou anotações a tweets antigos. Dorsey falou sobre a novidade em um evento para o banco de investimentos Goldman Sachs, em San Francisco. A afirmação, no entanto, não chega a garantir que a atualização realmente está sendo ou será criada.

Diferente de outras plataformas, como o Facebook e o Instagram, o Twitter não tem a função de edição de tweets já publicados. Se o usuário errar em alguma publicação, ele ficará preso a esse tweet para sempre ou terá que exclui-lo completamente.

Com a ferramenta, se o usuário twittar algo impreciso e tiver que esclarecê-lo, mesmo depois do seu tweet for transmitido pela Internet, ele poderá fazer isso.

De acordo com o CEO da empresa, o objetivo de criar uma opção de “esclarecimento” seria ajudar  pessoas não tivessem suas vidas e carreiras arruinadas por causa da viralização de tweets antigos.

publicidade

“Uma coisa que estamos vendo de forma mais ampla dentro da cultura [virtual] neste momento são pessoas sendo ‘canceladas’ por causa de coisas do passado que disseram no Twitter ou em outros lugares nas mídias sociais”, disse Dorsey.

Exemplo disso, é o caso de James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia. Gunn foi demitido da terceira sequência do filme por causa de velhos tweets em que ele brincou sobre a pedofilia. Além dele, muito falas do presidente Donald Trump também são contraditas por seus tweets antigos.

Aparentemente, o recurso de “esclarecimento” poderia dar aos usuários a chance de anexar permanentemente algum tipo de comentário ou anotação a um tweet. Pelas declarações de Dorsey no evento da Goldman Sachs, a ideia é que mesmo que a publicação já tenha se tornado viral, o esclarecimento será adicionado em qualquer lugar que o tweet original apareça.

Um outro benefício da possível ferramenta seria o esclarecimento de notícias imprecisas. Um porta-voz da empresa disse que, se o Twitter realmente estiver construindo a ferramenta de “esclarecimento”, ela está sendo testada com jornalistas. 

“Como se você não pudesse retweetar o tweet original, por exemplo, você apenas mostraria o esclarecimento [anexado no tweet], poderia retweetar o esclarecimento, então ele sempre carregaria esse contexto”.

Por isso, a nova função deverá ser diferente do retweet, que já permite que as pessoas compartilhem um comentário com mais contexto para complementar o tweet original.

Mas, o formato da ferramenta de edição ainda não foi completamente decidido. “Essa é uma abordagem. Não estou dizendo que vamos lançar isso, mas esses são os tipos de perguntas que vamos fazer”, esclareceu Dorsey.