O Twitter lançou nesta quinta-feira, 28, o seu Central de Transparência de Propagandas. A medida, anunciada no último ano, permite que qualquer usuário saiba de todas as publicidades mostradas na rede social em um período de sete dias. No caso de anúncios políticos, o microblog promete revelar até mesmo quem pagou pela inserção.

Com abrangência global, a nova Central de Transparência de Propaganda do Twitter promete oferecer uma visualização similar à de buscas na rede social. Ao entrar na página, o usuário poderá pesquisar e visualizar todas os tuítes promovidos nos últimos sete dias. Não será necessário nem mesmo estar logado no microblog para acessar essas informações.

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No caso das eleições norte-americanas, o Twitter exibirá ainda mais dados sobre anunciantes. Além de mostrar a campanha em si, a rede social incluirá ainda informações como quem está pagando pela inserção, os custos e as impressões alcançadas pela publicidade. Além disso, a rede pretende mostrar também qual era o público-alvo inicial do anúncio.

Por enquanto, a Central de Transparência de Propagandas está exibindo apenas os anúncios referentes às eleições parlamentares dos Estados Unidos, mas deve ampliar seu alcance em breve. Por enquanto, a rede ainda não revelou se pretende expandir as regras de anúncio político para outros países, como no pleito brasileiro em outubro.

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Nos últimos meses, diversas empresas de serviços online têm sido pressionadas a serem mais transparentes com os usuários. O movimento é consequência do escândalo do uso indevido de dados de perfis do Facebook pela Cambridge Analytica. O caso levou diversos países a aprovarem legislações mais restritivas de proteção à privacidade dos internautas.