O Twitter anunciou mudanças em seus algoritmos para combater a presença de contas com comportamento abusivo. Segundo a rede social, a alteração fará com que mensagens de ódio e enviadas por robôs sejam rebaixadas em uma discussão. Para isso, a plataforma passará a analisar diferentes características do perfil autor da publicação.

De acordo com o Twitter, o novo algoritmo vai interferir diretamente na posição em que os tuítes são ranqueados na rede social. Ou seja, as publicações não serão deletadas, mas se tornarão menos relevantes na plataforma. O objetivo é que mensagens ofensivas ou pouco produtivas não apareçam no topo das buscas ou em discussões de perfis de celebridades ou com grande público, como atualmente.

Para criar esse ranking, serão usados critérios como verificação do endereço de e-mail, o número de contas registradas para um único usuário, se a mensagem em questão levou outras pessoas a bloquear o perfil, se este menciona constantemente pessoas que não o seguem e também o endereço de IP. Segundo o Twitter, a ferramenta teria diminuído em 8% o número de denúncias de abuso nas conversas em que foram testadas.

Nós últimos meses, o Twitter tem lançado diversas ferramentas para diminuir a propagação de discurso de ódio, de robôs e abusos na sua plataforma. Recentemente, a rede social interrompeu o processo de verificação de perfis e removeu a medalha ou excluiu as contas de pessoas que propagavam mensagens que feriam os termos de uso do site.

publicidade