O Twitter está banindo os usuários que começaram a usar a plataforma antes dos 13 anos, mesmo que eles já sejam mais velhos ou até maiores de idade. Segundo informações do Motherboard, o problema começou a ser relatado quando a GDPR da União Europeia entrou em vigor na semana passada.

A empresa afirma que está bloqueando qualquer usuário cuja data de nascimento indica que ele tinha menos de 13 anos quando se inscreveu no serviço, mesmo que a data tenha sido fornecida no momento da inscrição ou posterior.

publicidade

O microblog já exige há algum tempo que os usuários tenham mais de 13 anos e, agora, a GDPR define que essa é a idade mínima de consentimento para o uso de serviços online. Ou seja, se a data de nascimento indicar que o usuário tem menos da idade mínima, a empresa exige que a pessoa apresente uma autorização dos pais ou responsáveis.

Como o Twitter afirma que não pode separar o conteúdo criado antes e depois dos 13 anos e também não pode manter um conteúdo publicado por uma menor de idade em sua plataforma, a empresa optou por suspender as contas.

publicidade

Os usuários suspensos podem criar uma nova conta e, enquanto isso, a empresa está trabalhando em uma solução de longo prazo para usuários afetados.