O mercado brasileiro de celulares não é tão movimentado quanto o que vemos no exterior, com vários dos lançamentos mais interessantes simplesmente ignorando o nosso país. No entanto, isso não significa que não haja smartphones interessantes nas lojas nacionais.

A seguir estão os celulares que provam que existem bons celulares. A lista foi organizada em ordem crescente de recomendação.

5º lugar: Moto Z2 Play

Reprodução

publicidade

O mais novo intermediário premium da Motorola é uma ameaça séria a vários tops de linha. Com um processador Snapdragon 626, ele se destaca de outros modelos de sua categoria, além de ter também 4 GB de RAM, o que normalmente só é encontrado em aparelhos de preço mais avançado.

Além do desempenho de alto nível, sua câmera é de alto nível e capaz de fotografar com alta qualidade mesmo em ambientes escuros, deixando apenas a desejar diante de tops de linha pelo fato de que seu obturador pode ser um pouco lento. O modelo também conta com os Moto Snaps, que adicionam algumas vantagens a mais se o usuário estiver disposto a pagar por isso, mas o celular padrão já é bom o bastante para a maioria.

4º: Moto Z

Reprodução

O Moto Z é basicamente igual ao Moto Z2 Play e, inclusive, está custando basicamente o mesmo preço se você fizer uma pesquisa em lojas online. Houve debate na redação do Olhar Digital sobre qual seria a ordem em que os dois apareceriam nesta lista. O ponto a favor do Moto Z2 Play é que ele tem entrada de fones de ouvido; já a favor do Moto Z está o processador Snapdragon 820, que apesar de ser do ano passado, ainda é mais poderoso que o 626 do Z2 Play.

3º LG G6

Reprodução

O novo celular da LG é um dos mais bonitos no mercado, com design refinado e tela que ocupa praticamente toda a parte frontal do dispositivo, ainda que para isso seja necessário adotar uma proporção peculiar de 18:9, que causa algum estranhamento e não funciona muito bem com todos os vídeos ou aplicativos. A combinação do processador Snapdragon 821 com 4 GB de memória RAM faz com que ele seja também um dos aparelhos mais poderosos do momento.

O aparelho também se destaca pela câmera dupla, que proporciona alternativas na hora do clique, que permitem um zoom óptico de qualidade ou uma imagem mais ampla, contando também com estabilização óptica.

2º iPhone 7 Plus

Reprodução

O iPhone 7 Plus é excelente, com um hardware feito para tirar o máximo de proveito do software e vice versa, em uma combinação que provavelmente nunca vai ser alcançada por nenhum celular Android, pela forma que o ecossistema funciona.

O aparelho tem uma das melhores câmeras do mercado, com destaque para o modo como as duas lentes traseiras conseguem trabalhar em conjunto no que a Apple chama de Modo Retrato, que consegue destacar o objeto da foto do plano de fundo, criando um efeito que se aproxima com o resultado obtido com cliques de câmeras muito mais avançadas.

Mas se o iPhone é tão bom, por que ele não está em primeiro? O design dele é repetitivo, com duas outras gerações anteriores tendo exatamente a mesma aparência, e a ausência de entrada de fone de ouvido ainda pesa contra o aparelho.

1º Galaxy S8

Reprodução

O celular da Samsung é uma combinação quase perfeita. O S7 já tinha uma câmera excelente, e o S8 trouxe alguns refinamentos. O hardware também não tem comparação com nenhum Android que está no mercado brasileiro atualmente, com um processador Exynos de última geração, que equivale ao Snapdragon 835; o G6 poderia ter igualado, mas apostou no 821 do ano passado.

Soma-se a isso o fato de que o Galaxy S8 tem o visual mais arrojado entre todos os modelos no mercado atualmente, que passam a sensação de que o modelo justifica o alto preço que ele custa. A tela curva e a proporção peculiar de 18,5:9 com um design quase sem bordas permitem também que o dispositivo tenha uma tela enorme de alta resolução sem que o aparelho seja grande, com um aparelho de 5,8 polegadas que pode facilmente ser manuseado com apenas uma mão.