O Here Maps da Nokia foi uma das apostas mais interessantes que surgiram em soluções para mapas digitais urbanos. O aplicativo criado pela Nokia chegou a lutar bravamente com o Google Maps em algo que, hoje, parece apenas um sonho. O tempo passou e, embora tenhamos visto o crescimento do Google Maps e uma competição acirrada com Apple Maps ou o Waze, o Here Maps foi caindo cada vez mais no esquecimento.

Há três anos vimos como a Microsoft destruiu a marca Lumia depois de assumi-la junto à Nokia e, agora, ela quer acabar com a memória da marca finlandesa ao anunciar que a TomTom substituirá o Here Maps nos serviços da criadora do Windows.

A Microsoft optou por deixar de lado o suporte ao Here Maps e optar pela TomTom para dar vida aos mapas da empresa. E o acordo feito ficou muito bom para ambas as partes.

Por um lado, a TomTom aproveitará o sistema de computação em nuvem da Microsoft, o Azure , enquanto a companhia de Redmond se beneficia da experiência de mapeamento da TomTom para dar vida aos mapas em todos os seus aplicativos e utilitários. Bing, Cortana … todos serão nutridos pela por essa solução de navegação.

publicidade

De fato, a Microsoft celebrou este acordo, não sem adicionar uma certa acidez na forma de fazer o anúncio. Um toque contundente nas palavras de Tara Prakriya, gerente de programa de grupo de parceiros da divisão Azure IoT e veículos conectados, no qual fala da parceria com a TomTom sem citar o Here Maps:

“Esta parceria com a TomTom é muito diferente de qualquer outra que a Microsoft tenha feito antes em mapas. A TomTom hospedará seus serviços na nuvem do Azure e oferecerá o potencial de seus mapas. O uso do Azure no Tom Tom reduz a latência dos aplicativos clientes, garantindo a entrega dos dados mais recentes. “

Lembramos que o Here Maps fez uma parceria com a Amazon Web Services – rival da Azure – em um movimento que não agradou a Microsoft, que agora quer mostrar seu potencial com a TomTom.