A Tesla introduziu duas novas funcionalidades em seus carros. Ambas são desenvolvidas para que o proprietário não saia da pista, evitando assim, alguns acidentes.

Eles são conhecidos como Lane Departure Avoidance e Emergency Lane Departure Avoidance e foram projetados para evitar a maioria dos acidentes mais comuns, quando o usuário não está usando a opção de piloto automático.

publicidade

O Lane Departure Avoidance vai alertá-lo caso você esteja saindo da pista sem um sinal de mudança de faixa ou enquanto suas mãos não estiverem no volante. Se o usuário for avisado muitas vezes, o carro, de forma automática, vai reduzir a velocidade para 24 km/h abaixo do limite, ou da velocidade em que o carro estiver. Essa funcionalidade pode ser ativada e desativada a qualquer momento, e funciona em velocidades entre 40 km/h e 145 km/h.

O Emergency Lane Departure Avoidance vai trazer o carro de volta para à pista, caso você esteja prestes a bater ou a sair da estrada por completo. Esse recurso também pode ser desativado, porém, ele volta a funcionar assim que o carro é ligado novamente. Essa funcionalidade não é inteiramente nova. Inicialmente, ela foi pensada para caminhões comerciais, e estava disponível para alguns consumidores desde 2001.

publicidade

Em fevereiro, a Tesla anunciou outras duas mudanças em seu sistema de piloto automático, e que podem ser divididos em duas categorias. O piloto automático normal, que pode controlar o carro automaticamente enquanto estiver em alguma autoestrada, além de avisar sobre o tráfego. A outra opção é mais completa, e toma o controle total do carro, inclusive é capaz de mudar de pista e sugerir caminhos. Em abril, a empresa anunciou que o piloto automático normal viria de fábrica em todos os seus carros.

As novas funções chegam ao Tesla Model 3 através de uma atualização. Os veículos começam a recebê-la a partir de hoje (03/5). As atualizações também estarão disponíveis para veículos fabricados a partir de outubro de 2016, que já estão equipados com o hardware de piloto automático.

publicidade

VIA: The Verge