Um dos aplicativos de pirataria mais populares para Android, o Terrarium TV, foi desativado. O app enviou uma notificação para usuários na madrugada desta terça-feira, 11, informando que ele deixará de funcionar ao final de setembro.

Segundo o relato do TorrentFreak, porém, o Terrarium TV já não está mais funcionando para muitos usuários. Na mensagem exibida na forma de notificação, o desenvolvedor Peter Chan (conhecido pelo nome NitroXenon) disse que a decisão foi pessoal.

publicidade

“Sempre foi um grande prazer trabalhar neste projeto. No entanto, é hora de dizer adeus. Vou desativar o Terrarium TV, para sempre”, disse Chan. “Eu sabia que esse dia ia chegar. Eu sei que vai ser difícil deixar [o app]. Mas é realmente hora de seguir em frente com outros projetos.”

publicidade

O Terrarium TV é um aplicativo de streaming de conteúdo pirata que também permite baixar filmes e séries no Android. Como pirataria é proibida no Google Play, o app é disponibilizado por meio de um APK instalado por fora da loja oficial do Google.

A proposta era semelhante a de outros programas como Popcorn Time e Kodi. Um dos diferenciais do Terrarium, entretanto, era que ele não usava torrents como fonte para os vídeos, mas sites de compartilhamento de arquivos fixos e servidores, o que garantia mais estabilidade ao streaming.

publicidade

Há quem suspeite que Chan tenha sido ameaçado de processo por empresas donas de direitos autorais, como estúdios de cinema e de TV, por exemplo. Não seria a primeira vez que um serviço do tipo sai do ar misteriosamente por pressão da indústria audiovisual.

No entanto, o TorrentFreak informa que o app já vinha sem receber atualizações há alguns meses – algo pouco usual, já que ele tinha um ritmo de atualização frequente até maio deste ano. Além disso, o desenvolvedor já não vinha mais respondendo mensagens de usuários nos últimos meses.

publicidade