A TCL é uma empresa multinacional chinesa que fabrica e desenvolve produtos eletrônicos, como TVs e smartphones. Ela chegou timidamente no Brasil, em 2016, em uma parceria com a Semp, formando a Semp TCL. No Brasil, a Semp TCL comercializa os produtos da marca, como a smart TV TV 50P65US, um modelo de 50 polegadas, com resolução 4K e HDRque chegou para encarar as telas grandes de marcas famosas a um preço competitivo (preço sugerido de R$ 3.099). Nós fizemos um review do dispositivo e damos a vocês, logo abaixo, nossas impressões sobre o aparelho. 

Acabamento

publicidade

A smart TV TCL 50P65US é feita totalmente em plástico, mas com um ótimo acabamento, principalmente nas bordas, finas, e na parte dos conectores, que estão localizados na lateral direita e com espaço suficiente para manejar os cabos com conforto. Somando essas características à espessura, que é de apenas 7,3 cm , o aparelho causa uma ótima impressão. Só um detalhe achamos negativo: os botões físicos ficam escondidos embaixo do painel e o acesso é incômodo. Ainda bem que não precisamos acessa-los durante os testes, pois o controle remoto cumpriu seu papel.

Reprodução

publicidade

Smart TV TCL 50P65US sintonizando um canal aberto. Ótima qualidade de imagem 

Ao ligá-la vemos o logotipo da TCL e, logo em seguida, aparece um menu para iniciar a configuração. E nesse ponto já percebemos como o software tem um visual bastante simples. Apesar disso, a configuração passo a passo é bastante clara e mesmo pessoas não familiarizadas com tecnologia conseguem configurar o Wi-Fi e buscar os canais abertos.

publicidade

Reprodução

publicidade
Um teste de vídeo na resolução 4K no Youtube. Cores vibrantes e excelente definição

Depois de configurada, processo que levou menos de 5 minutos, a primeira coisa a fazer foi zapear os canais e ver a qualidade da imagem. E foi muito bom ver os detalhes de cada cena mesmo nos canais abertos (aqueles que transmitem em alta definição, claro) e a intensidade das cores, com contraste e brilho sendo bem utilizado pelo HDR em aplicações como Netflix e YouTube, principalmente em resolução 4K. Sem medo de errar, a qualidade do display é ótima.

Menus e aplicativos

Na parte smart da TV, temos aplicativos como Youtube, GloboPlay, aplicativos de notícias como SBT e Estadão e PlayKids. Não há SporTV, Globosat, Amazon Prime ou Fox. Há um menu chamado “Filmes” e esse item é o que destoa bastante: são filmes asiáticos, provenientes de diversos países da região. Tudo bem conhecer outras culturas, isso é ótimo, mas não há legendas para eles e quando tem, está em inglês.

Reprodução

Os apps da TCL 50P65US

Esse é o único módulo que não faz muito sentido nessa smart TV, pois acaba ficando sem uso. No entanto isso não prejudica em nada. Percebemos que o software foi adaptado para o Brasil, pois há alguns itens que precisam do manual para entendermos, pois estão no formato de siglas. Na verdade, isso não atrapalha o funcionamento, mas é estranho passear pelos itens de configuração e ver uma opção chamada T-Link, que não diz nada para o usuário. E quando você deixa o cursor nessa opção, aparece um balão explicando: “aproveite melhor a função CEC”. É a típica função em que falamos: “melhor não mexer”!

Reprodução

O menu de configurações da TCL 50P65US

E em outros itens, como balanço de branco, há umas 6 opções do recurso e 3 são repetidas. O fato é que não é necessário tudo isso, pois a imagem padrão dessa TV já é ótima.

Depois de estudar os itens do menu, alteramos poucas coisas, como a intensidade do brilho e o ajuste de HDR para o contraste ter um melhor equilíbrio. E a imagem seguiu excelente.

Reprodução

O app da Netflix é o padrão utilizado pelos concorrentes e que funciona muito bem

Falando em adaptação, o controle remoto também foi customizado, pois há botões de atalho para abrir o Netflix e a GloboPlay. Aliás, vale dizer que o controle tem 43 teclas e, já que é pra colocar atalho, o que foi uma boa decisão, então poderia ter um para o Youtube também, já que esta aplicação funciona muito bem na TV.

Reprodução

O controle remoto tem 43 botões e atalhos para Globo Play e Netflix. No meio de tantos botões não poderia ter um para o YouTube?

Qualidade do áudio

Quanto a qualidade do áudio, ela agradou pela potência sem perder clareza. Mesmo em volume alto não é estridente. Pelo tamanho dos alto falantes, que é o Calcanhar de Aquiles das TVs finas, a performance sonora foi muito bem. Mas, novamente, o menu que configura o aúdio é carregado de opções. E, sinceramente, alterando várias delas, não mudou muita coisa. Parece que a marca ficou preocupada em querer mostrar quantidade para impressionar. Mas seria melhor fazer um menu mais caprichado visualmente e manter poucos controles que realmente fazem a diferença, como agudos, graves, balanço e surround.

Conectividade

As conexões ficam na parte direita e são três HDMI, duas USB 2.0, um vídeo composto, uma entrada coaxial com suporte ao padrão brasileiro de TV digital, duas saídas de áudio (uma analógica e uma SPDIF) e uma Ethernet, caso você queira usar internet por cabo.

Reprodução

Conectores da TCL 50P68US: bem servida

Verificamos que usar um HD para ver qualquer tipo de mídia também funciona bem, mesmo com a interface simples (novamente). Tem tudo o que é preciso, como a escolha de idiomas (em caso de vídeos com dual áudio) e também inserir legendas. O tipo de caracter escolhido para a legenda não é dos melhores, achamos que poderia ser ao menos em negrito, para uma leitura mais confortável  É mais uma vez um detalhe que não prejudica em nada o funcionamento, porém, incomoda ver algo que, com certeza, poderia ser melhor. 

Conclusão

A smart TV TCL 50P65US é uma opção bastante interessante pela qualidade de imagem e áudio que, no fim das contas, são os dois itens que mais pesam na hora da escolha de um televisor Além disso oferece tela grande com resolução 4K e HDR, a um preço menor do que os concorrentes. Mas há detalhes a considerar, como os menus de áudio e imagem com muitas opções, que acabam mais confundindo do que ajudando.

Há apps da smart TV que podem fazer falta para alguns usuários como o Sport TV, o Amazon Prime e a Fox, por exemplo. Ok, você pode suprir isso com gadgets como o Chromecast, mas a concorrência já oferece uma experiência mais completa nesse quesito. No fim, a TCL 50p65US tem uma ótima relação entre custo-benefício, só faltou mesmo caprichar na interface e adaptar mais aplicativos a realidade e cultura brasileira para ficar mais ainda mais atrativa.

 

TCL 50P65US: Especificações técnicas

Modelo: TCL 50P65US

Tamanho do painel: 50 polegadas (127 cm)

Resolução: 3840×2160 pixels

Taxa de atualização: 60 Hz

Tipo de painel: LCD

Tecnologias de imagem suportadas: HDR (HDR10)

Potência dos alto-falantes: 2×8 watts

Tecnologias de áudio suportadas: Dolby Audio Process

Sistema operacional: proprietário

Consumo de energia: 100 watts (em funcionamento) e 0,5 watt (standby)

Entradas de vídeo: 3 HDMI, 1 RF, 1 vídeo composto

Saídas de áudio: 1 saída de áudio analógica P2, 1 saída de áudio digital SPDIF

Outras conexões: 2 USB 2.0, Wi-Fi 802.11n, Ethernet

Dimensões (altura x largura x profundidade): 111×64,7×7,3 cm (sem a base) e 111×69,6×26,9 cm (com a base)

Peso: 12,7 kg (com a base)

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.