A Valve anunciou nesta quarta-feira, 13, que o Steam deixará de suportar o Windows XP e o Windows Vista. A decisão começa a valer no dia 1º de janeiro de 2019, e a empresa recomenda que jogadores que estão entre os 4% de usuários que ainda usam um dos sistemas adotem uma versão mais recente.

Além do fator idade dos sistemas – o XP foi lançado em 2001 e o Vista em 2006 –, o motivo principal para o fim do suporte está na forma como alguns recursos do Steam funcionam. Para ter funções de browser, por exemplo, a plataforma de jogos da Valve é baseada em uma versão “embedded” do Google Chrome, que também deixou de operar nas duas versões do SO.

publicidade

O Steam continuará executando os jogos nos dois sistemas durante o restante de 2018, mas outras funcionalidades, como o chat, ficarão bastante limitadas. Em 2019, até mesmo os games e outros conteúdos deverão ser desabilitados.

A própria Microsoft havia encerrado o suporte a ambas as plataformas há algum tempo. O XP deixou de receber atualizações em abril de 2014, enquanto o Vista ficou sem apoio em abril de 2017. De lá para cá, os dois perderam quase toda a sua base de usuários. O sistema mais velho é usado hoje por 3,18% das pessoas que têm um Windows instalado, enquanto o mais recente, que nunca caiu nas graças do povo, não chega a 1%, segundo dados do Statista.