A corrida espacial de empresas privadas começou: depois dos avanços da SpaceX, agora chegou a vez da startup chinesa OneSpace. Segundo informações da CNN Money, a startup lançou no espaço o primeiro foguete privado da China.

O foguete OS-X, que possui nove metros de altura, decolou com sucesso de uma base no noroeste da China na última quinta-feira, 17. O foguete tem como objetivo coletar dados e realizar testes para um projeto que envolve a startup e a Corporação da Indústria de Aviação da China.

“Este é o primeiro foguete desenvolvido e construído inteiramente com tecnologia local”, afirma o CEO Shu Chang, que já trabalhou para uma empresa aeroespacial estatal e uma empresa de investimentos.

A OneSpace, que tem sede em Pequim, foi fundada em 2015 e não consegue se desvencilhar das comparações com a norte-americana SpaceX. “A situação do OneSpace agora é muito parecida com a SpaceX nos primeiros anos. A SpaceX é a primeira nos Estados Unidos. Somos os primeiros na China”, afirma o CEO Shu Chang.

publicidade

A empresa afirma também que quer usar seus foguetes para ajudar outras empresas a lançarem pequenos satélites, tanto que planeja lançar uma linha de foguetes no final deste ano que poderia ajudar a reduzir pela metade o custo dos lançamentos de satélites.

A demanda por serviços de lançamento de satélites na China cresceu exponencialmente nos últimos anos, sendo que já surgiram mais de 20 desenvolvedores de microssatélites na China, segundo as estimativas de Yang Feng, CEO da Spacety, uma startup de microssatélite fundada em 2016.

“Os satélites estão no centro da indústria espacial comercial”, explica Yang. “Sem satélites, a existência de fabricantes de foguetes comerciais seria inútil”.