Além de estar de olho em sites maliciosos, o Google também quer tornar a web mais leve e rápida e agora está focado na questão das imagens pesadas. Para isso, o Google Chrome Labs criou uma ferramenta web,  batizada de Squoosh, que permitrá aos desenvolvedores compactar e reformatar fotos.

O app usa o WebAssembly para reduzir rapidamente imagens, por meio de diversos codecs e está disponível em todos os navegadores, embora – o que já era esperado – funcione melhor no Chrome.

publicidade

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

É possível acessar o Squoosh de forma online de versões “lite” de páginas web , uma vez carregado, ele também pode trabalhar no modo offline no navegador. O aplicativo web é relativamente simples de usar: ele suporta uma variedade de formatos , como JPG, MozJPEG, WebP e PNG. Ele também mostra uma comparação visual 1: 1 da imagem original e da versão compactada, o que ajuda os desenvolvedores a verificar as diferenças. Ao término da edição, basta tocar em download para salvar a imagem localmente.

publicidade

O Squoosh é uma ferramenta de código aberto, portanto, se você estiver interessado em seu funcionamento interno, pode espreitar seu código no GitHub.
Em entrevista ao site Engadget, Jake Archibald, desenvolvedor do Google, afirmou que o Squoosh tem alguns recursos que só funcionam no Firefox e no Safari. “Nós expomos todos os codificadores que o navegador tem internamente, e o Firefox suporta codificação para BMP”, afirmou. “O Safari adia a codificação para o sistema operacional para codificar JPEG2000, TIFF, BMP, PDF, GIF. Já o Chrome não possui esses recursos”.

Ainda assim, não deixa de ser irônico que Google esteja obcecado com o tempo de carregamento da página, ignorando os problemas de cash cheio do Chrome. Em outros lugares, a empresa também está fazendo campanha para transformar suas páginas móveis de carregamento rápido em um padrão da Web – na esperança de que elas se expandam além dos poucos usuários atuais (incluindo o Twitter, o Bing e o Baidu). Erradicar ou otimizar imagens notoriamente pesadas é parte integrante deste plano.

publicidade

Fonte: Chromium BlogEngadget