A SpaceX anunciou que demitirá 10% da sua força de trabalho no último fim de semana. Citando “desafios extraordinariamente difíceis”, a companhia de Elon Musk disse que precisa se tornar mais “enxuta” para continuar o desenvolvimento de suas naves espaciais e satélites. No entanto, é possível companhia estaria passando por pressões financeiras.

De acordo com a própria SpaceX, mais de seis mil pessoas trabalham na companhia atualmente. Até o momento, ainda não se sabe quais divisões e setores serão afetados pelo desligamento em massa na companhia. Entretanto, a confirmação das demissões foi dada em comunicado enviado à publicação do The Verge:

“Para continuar atendendo aos nossos consumidores e ter sucesso no desenvolvimento de naves espaciais interplanetárias e uma rede global de internet baseada no espaço, a SpaceX precisa se tornar uma empresa mais enxuta. Qualquer um desses desenvolvimentos, mesmo quando feitos separadamente, já quebraram outras organizações. Isso significa que nós precisamos nos desligar de alguns talentosos e trabalhadores membros do nosso time. Nós somos gratos por tudo que eles alcançaram e pelo seu cometimento com a missão da SpaceX. Essa medida foi tomada unicamente por causa de desafios extraordinariamente difíceis à frente e não seria necessária em outro caso”.

Coincidentemente, o anúncio das demissões chega à medida que empresas de satélites tem requisitados menos lançamentos. De acordo com o The Wall Street Journal, a SpaceX faz cerca de US$ 2,5 bilhões em receitas por ano a partir de contratos com a NASA e outras companhias privadas. No entanto, uma reportagem da Bloomberg sugere que a companhia não foi lucrativa entre Setembro de 2017 e de 2018.

publicidade

Apesar desses rumores, os últimos meses tem sido bastante atarefados na SpaceX. A empresa tem testado a Crew Dragon para levar astronautas à estação espacial, trabalhado nos seus foguetes Falcon Heavies, satélites e outros projetos. Resta saber se a companhia conseguirá superar as dificuldades para tornar seus ambiciosos planos reais.